Vamos falar de representatividade feminina?

janeiro 05, 2017
  • Selecionamos livros que abordam o tema para tratar com as crianças.

    Falar sobre o papel da mulher na sociedade ainda é um assunto que gera boas discussões!

     

    Estudos, carreira, família... Existe um papel imposto à mulher na sociedade?

    Estudos, carreira, família… Existe um papel imposto à mulher na sociedade?

     

    É possível encontrar bons livros que trazem a temática na literatura adulta, porém para as crianças, essa é, ainda, uma tarefa mais difícil e com poucos resultados.
    Por isso, selecionamos algumas indicações de livros infantis capazes de mostrar para nossas meninas que elas podem sim ser o que elas quiserem!
  • REINAÇÕES DE NARIZINHO
    A personagem questionadora e não humana “Emília”, de Monteiro Lobato, faz criticas a sociedade, o modo como as coisas são e por que não mudam. A boneca falante é inspiração para as leitoras não se conformarem com qualquer resposta!
  • PÍPPI MEIALONGA
    “Sou uma achadeira. O mundo é cheio de coisas que estão esperando para serem encontrados”. Esta personagem é anterior a Emília, mas não foi desgastada pelo tempo, ainda é atual. Não tem pai e nem mãe, mas se apresenta de maneira segura, uma menina independente!
  • LUNA CLARA E APOLLO 11
    Luna Clara, a personagem principal, é forte e determinada, desconstrói a imagem frágil das garotas e encoraja a buscar suas verdades, seus sonhos e metas! A narrativa é uma ficção e deliciosa de ler.
  • MATILDA
    Matilda revela a “criança” como um ser autônomo, completo e capaz, buscando o conhecimento nos livros e o reconhecimento de suas capacidades.
  • ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS / ATRAVÉS DO ESPELHO
    Um clássico e um exemplo. Alice é uma personagem inteligente, na qual as crianças notam a força das decisões e de se saber onde se quer chegar.
  • PROCURANDO FIRME
    Linda Flor é uma princesa atípica: Ao invés de sonhar com o príncipe encantado, ela quer mesmo é sair para descobrir o mundo! A personagem questiona os paradigmas da sociedade e permite que as crianças assumam pensamentos mais livres.
  • MALALA
    Malala é uma personagem real que luta pela educação das meninas em seu país, o Paquistão, onde música e literatura são proibidos, apenas meninos frequentam a escola e mulheres não podem sequer andar livres nas ruas.
    O livro não questiona diferentes culturas, mas mostra o poder das palavras e do conhecimento.
  • Gostaram das sugestões? O mundo se torna melhor à medida que nos preocupamos mais com a educação!

     

    Fonte: Garimpo Miúdo

Leave a reply
A História do NatalPreparando as crianças para a vida

Leave Your Reply