Teimosia na hora do banho, como reverter?

abril 07, 2016

Como ultrapassar a barreira da teimosia?

Talvez você já tenha enfrentado esse tipo de situação, quando seu filho, por gosto em contradizê-lo, se recusa a fazer algo que tenha sido solicitado. Um exemplo é a hora do banho!

Esse momento não precisa ser uma guerra!

Esse momento não precisa ser uma guerra!

Pensar que essa aversão é apenas na fase infantil é um erro. Muitos adolescentes reagem desta forma como um ato de rebeldia em busca de autoafirmação, como ressalta Larissa Fonseca, especializada em comportamento e desenvolvimento infantil, mas com o agravante de que os pais não têm o recurso para atraí-los com os brinquedos, como na fase da infância.

De acordo com a psicóloga Maria de Melo, “O banho é um momento muito íntimo, que leva a contatar o próprio corpo e a sexualidade. Ao evitar esse momento, o adolescente pode se recusar a lidar com as mudanças corporais típicas da fase”.

Bater de frente e discutir com os filhos nessa situação não são as formas mais eficazes de lidar com o problema, uma vez que a motivação do ato é a rebeldia. Conversar e expor os pontos favoráveis acaba sendo a saída! Mostre que o banho é uma obrigação social e proporciona bem estar.

Os cuidados com a pele e a higiene devem ser ressaltados!

Os cuidados com a pele e a higiene devem ser ressaltados!

Você sabia que durante o banho, eliminamos 1,5 gramas de pele morta e resíduos acumulados durante o dia? Expor dados científicos também pode enriquecer sua argumentação.

Vale lembrar que negociar não está sob cogitação, seu filho deve compreender a necessidade do hábito e se conscientizar dos cuidados com o corpo, higiene e saúde. Criar apelidos como “cascão” pode reforçar a rebeldia na hora do banho e o adolescente se acabar se apropriando do apelido, assumindo o personagem!

Fonte: Uol Mulher

Leave a reply
A importância da família reunida também nas refeições!Previna seu filho das doenças típicas desta época!

Leave Your Reply