Por Que Estudar Geografia?

agosto 30, 2016
  • Muito além da decoreba, a geografia nos posiciona no mundo em que vivemos!

A geografia é um estudo que agrega conhecimento prático aos alunos, permite a todas as faixas etárias a compreensão de aspectos físicos e políticos da sociedade que o envolve, além de ser muito dinâmica!
    Por meio da geografia é possível:
  • • Compreender a própria realidade
    O conhecimento é construído com base em experiências do cotidiano, na observação do bairro, das pessoas, dos acontecimentos políticos e por aí vai.
  • • Compreender a realidade do outro
    Por meio da geografia, os alunos também têm contato com outras realidades, dados e rearranjos culturais, além de permitir a conexão entre acontecimentos do seu cotidiano com dos demais.
  • • Atualidades
    O conteúdo da geografia aborta aspectos observados no dia a dia, o que aumenta o interesse e curiosidade nos alunos, por exemplo, os grandes terremotos no Japão e o movimento das placas tectônicas.
  • • Estimula a reflexão
    Por ser facilmente relacionada a acontecimentos mundiais e recentes, a geografia estimula o aluno a pensar sobre a matéria, o porquê dos fenômenos naturais e demográficos e estabelecer uma visão crítica.
  • • Valoriza a pesquisa
    Um aspecto importante da disciplina é a capacidade de envolver a pesquisa nas atividades e analises. Uma nova metodologia é inserida no aprendizado das crianças.
  • • Interação com novas tecnologias
    O conteúdo de geografia lida com assuntos presentes no cotidiano, informações que podem ser obtidas e trabalhadas nos diversos moldes de ensino, se utilizando da tecnologia, como o Google Earth, jogos eletrônicos e diversos outros.
  • • Pode ser trabalhado entre família
    O assunto abordado em geografia traz muitos ganchos para conversas em família, debates polêmicos e troca de conhecimentos!
  • Fonte: Educar para Crescer