O papel dos pais na educação financeira.

abril 12, 2016

Saber cuidar bem do dinheiro será uma parte fundamental no futuro dos pequenos.

Educar os filhos é algo contínuo, acontece todos os dias. A educação deve abranger todas as áreas da vida, é um preparo para os desafios que irão enfrentar em seu crescimento. Sendo assim, a educação financeira não deve ter o intuito de incentivar a mentalidade gananciosa ou que desejem ser ricas, mas sim ensinar o modo como utilizar seu dinheiro de maneira inteligente e dar valor as suas conquistas.

Preparar seu filho para o futuro também inclui a educação financeira!

Preparar seu filho para o futuro também inclui a educação financeira!

Manter uma relação saudável com seu dinheiro pode começar com um “treinamento” na infância. A chamada “mesada” é um recurso para os pais exemplificarem quantias e controle de despesas. Com um valor semanal, a criança pode guardar uma parte para adquirir algo que ela deseje em certo tempo e usar a outra parte com gastos semanais, como o lanche da cantina ou uma revistinha na banca de jornal, assim ela irá notar que no final do mês terá 4 vezes a quantia restante da primeira semana! É necessário que as crianças compreendam a importância da conquista por mérito.

Outra atitude importante em ser valorizada são os registros. Ensiná-los a anotar seus gastos e ter o controle de suas despesas pode ser uma forma de preveni-los de dívidas no futuro e saldos devedores!

As experiências marcam o aprendizado, levá-los as compras pode ajudar a ensinar sobre consumo consciente!

As experiências marcam o aprendizado, levá-los as compras pode ajudar a ensinar sobre consumo consciente!

Levá-los as compras também pode ser um momento de aprendizado, principalmente se você puder lhe mostrar a razão de levar determinados produtos e não outros e até escolher entre “este ou aquele”, apontando um caminho para o consumo de forma consciente. Crianças costumam associar listas com os itens necessários e entendem melhor o fato de não comprar algo que não está entre as prioridades.

Estes ensinamentos estarão com a criança ao longo da vida, conforme sua evolução, a educação financeira vai se aprofundando. Valorizar cada conquista por seu próprio esforço em poupar o dinheiro e o planejamento com relação ao orçamento terão um peso grande quando os gastos aumentarem e você terá feito parte deste bom relacionamento entre seu filho e suas responsabilidades financeiras!

Fonte: Disney Babble e Personare.

Leave a reply
Previna seu filho das doenças típicas desta época!Programação para a Família

Leave Your Reply