O gosto por livros antecede os primeiros passos.

fevereiro 23, 2016
O gosto por livros deve ser estimulado desde a primeira infância.
Ler, um hábito fundamental para o desenvolvimento constante, independente de idade. Enquanto o indivíduo lê, enriquece seu vocabulário, estimula o cérebro e absorve informações. Esse hábito é adquirido desde a primeira infância!
Diversos projetos de incentivo a leitura são implementados em escolas infantis, com o intuito de construir uma base na fase de alfabetização. Tais projetos se fazem cada vez mais importantes em nosso contexto atual, uma vez que um livro tem o poder de unir os pais a interagir com o filho, compartilhando uma história e descobrindo palavras.
O colégio Monte Virgem possui um projeto intitulado “Ciranda de Livros”, no qual os alunos revezam as obras lidas com outros amiguinhos em sala e levam os livros para casa, para que seus responsáveis os auxiliem e aproveitem essa fase de descobertas dos pequenos.
Além de ser um recurso muito importante na educação das crianças, com diversos benefícios, como o desenvolvimento do vocabulário, exercício da imaginação e criatividade e maior conhecimento cultural, o ato da leitura tem sido também um poderoso aliado na formação de cidadãos bem estruturados para um futuro melhor. Alguns projetos interessantes vêm sendo desenvolvidos, como o “Lição Dez” para crianças de 07 à 14 anos promovido pela abrah, e o “Dose de Leitura” implementado em hospitais por uma parceria entre o Grupo Projetos de Leitura, Editora Ecoarte e o Hospital Infantil Waldemar Monastier no Paraná, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Em época de celulares, tablets e recursos tecnológicos, o gosto por folhear um livro é cada vez mais valorizado; passe isso aos pequenos!
Fonte: SECOM – Serviço de Comunicação do Hospital Infantil Waldemar Monastier e Educar para Crescer, por Lígia Menezes e Iana Chan