01º ao 09º Ano
  • Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental visa proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elementos de auto-realização e preparação para o trabalho, para o exercício consciente da cidadania, além de promover a educação moral, social , cívica e física, fortalecendo-lhes o sentimento de brasilidade, dentro dos princípios e ideais de solidariedade humana.

• Objetivos Específicos – Favorecer a formação básica do cidadão, mediante:

• O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a aquisição de conhecimentos e competências e a formação de atitudes e valores;
    • O desenvolvimento da formação básica indispensável para participar como cidadão na vida em sociedade;
    • O desenvolvimento da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político,  das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, seu preparo para a cidadania e qualificação para o trabalho;
    • O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
    • A garantia da apropriação de conhecimentos fundamentais sistematizados e significativos, incorporando suas experiências sociais e culturais num processo de ampliação de sua capacidade de elaboração e compreensão;
    • A formação de hábitos racionais de estudo, possibilitando,  além da assimilação de novos conhecimentos, da apreensão de uma sistemática mais eficaz e eficiente para desenvolver qualquer atividade;
    • Oferecimento de uma formação básica que possibilite e incentive o educando à continuidade de estudos posteriores.
  • Abrangência:

• Base Nacional Comum;
    • Língua Portuguesa:
    • História;
    • Geografia;
    • Ciências Natureza;
    • Ciências Físicas e Biológicas;
    • Matemática;
    • Educação Física;
    • Artes;
  • Parte Diversificada – estimulando as áreas do conhecimento.

• Redação; (A partir do 6º ano)
    • Música; (Até o 5º Ano)
    • Danças (Para as meninas até o 5º Ano)
    • Judô (Para os meninos até o 5º Ano)
    • Inglês;
    • Espanhol; (A partir do 6º ano)
    • Informática;
    • Laboratório Ciências.
  • Projetos

• Jornal Monte Virgem
      • Projeto em que os alunos semanalmente pesquisam noticias do mundo e trazem para o colégio. Aqui, com acompanhamento da professora de Português e Artes as crianças reescrevem as noticias montando, assim, nosso jornal. Esse projeto foi elaborado para aumentar o conhecimento geral, o vocabulário, a interpretação de texto e a estética de nossos alunos do Fundamental 1.

• Ciranda de Livros
      • Empréstimo em sala de aula, com a professora.
        A proposta é que a criança desenvolva a leitura com os pais.
        Ressalta a importância e a necessidade do fácil acesso aos livros - universo cultural;
        Combinação perfeita que pode incentivar o aconchego e a proximidade entre
        a família. Cada aluno tem uma sacola colorida onde levam três opções de materiais:
        • 1 Gibi
        • 1 livro
        • 1 livro com mídia
        • 1 caderno de registro
      • O caderno de registro é o local onde os pais preenchem e descrevem como foi a atividade, reação da criança, envolvimento com a família, local e horário que realizaram a atividade. Esse projeto foi elaborado para aproximar as famílias, o gosto pela leitura, a descoberta das histórias e a interpretação de texto.

• Mangahigh
      • Um Software desenvolvido para ajudar nossos alunos a aprender através de jogos a matemática. Durante os jogos o aluno só avança se resolver os problemas apresentados.Esse projeto foi elaborado para ajudar nossos alunos a ter curiosidade de aprender matemática de forma divertida e competitiva.
  • SOLANGE

Coord. Pedagógica Infantil e Ens. Fund. I

Atuação junto aos professores, assessorando-os no
    planejamento didático e atendimento aos pais.

• SUELI

Coord. Ens. Fund II e Ensino Médio

Atuação junto aos professores, assessorando-os no
    planejamento didático e atendimento aos pais.

• FÁTIMA SPINOZA

Direção Pedagógica

Responsável por todas as funções pedagógicas, orientações e coordenação dos trabalhos pedagógicos.