Dicas para Estimular a Alfabetização

outubro 25, 2016
  • O ambiente em casa pode contribuir na alfabetização.

    Que fase gostosa quando a criança começa a aprender a ler e escrever as palavrinhas!
    Na escola o aprendizado flui sob a orientação da professora, porém, em casa os pais também podem contribuir para despertar a curiosidade nas crianças, a fim de que compreendam a importância da alfabetização.
    Trouxemos algumas dicas para tornar o ambiente estimulante para alfabetização:
  • Bilhetes e cartinhas
    A comunicação é o fator mais importante na alfabetização e por meio de recadinhos escritos a criança vai compreender este fato. Incentive que os pequenos também escrevam recadinhos e colem na geladeira, enviem cartinhas para a vovó e etc.
  • Receitas
    Levar acriança para a cozinha pode ser um momento de aprendizado e descontração, indique os ingredientes e ressalte que todos os passos constam escritos na receita!
  • Leitura
    Ler é uma habilidade que deve ser estimulada desde a primeira infância, com os pais lendo e a criança acompanhando a história e ilustrações e mais tarde, unindo as palavras e frases. É importante para estabelecer relação entre a linguagem oral e escrita.
  • Lista de compras
    Nada mais cotidiano que uma lista de compras e com a “supervisão” da criança, ela poderá associar palavras a sons e notar que listas são ótimas para se recordar de itens importantes.
  • Situações de rua
    Banners, placas, letreiros e diversas oportunidades de leituras que surgem a cada passo na rua também despertam a curiosidade dos pequenos !
  •  

     

     

     

    Fonte: Educar para Crescer

Leave a reply
Como ajudar seu filho com os estudosFique atento aos problemas de visão

Leave Your Reply