Como lidar com o ciúme dos pequenos.

abril 28, 2016

O sentimento é comum e temos dicas para contornar a situação.

A chegada de um irmãozinho sempre traz alegrias, mas o sentimento de ciúme pode aparecer nos maiores, a questão é natural e surge por termos de demandar muita atenção aos bebês.

A cumplicidade dos pais é fundamental!

A cumplicidade dos pais é fundamental!

Antes de tudo, é necessário entender a posição que a criança se encontra, todos os mimos e atenção dos pais e familiares é dividido com um bebê que conquista até sorrisos e presentes simplesmente por estar ali, pense o quão confuso isso pode soar na cabecinha do filho mais velho?!

Para driblar essa situação, a psicóloga do Hospital e Maternidade São Luiz, Patrícia Bader aconselha a conversa com a criança, dentro dos padrões de cada faixa etária, além de expor as vantagens em se poder compartilhar brinquedos, temores, momentos de alegria e tudo que a companhia pode trazer! Dar exemplo também é fundamental, como o bom relacionamento dos pais com os tios. Não se esqueça da capacidade enorme de observadores que eles têm!

A sensação de insegurança anda de mãos dadas com o ciúme, portanto, mostrar ao seu filho que ele sempre terá seu amor e seu espaço na casa é parte do processo de amenizar a situação. Inclua a opinião dele em decisões como o enxoval, permita que ele converse com a “barriga” e deixe que auxilie na rotina de cuidados com o irmãozinho após o nascimento.

Fonte: Revista Crescer

Leave a reply
Os limites a serem impostos em cada fase da vida de seu filhoInscrições abertas para o curso “Leitura vai, escrita vem”

Leave Your Reply