Como estudar mais e melhor

outubro 11, 2016
  • Pequenos detalhes na rotina podem ajudar no aprendizado de seu filho.

A família e os pais possuem um papel de extrema importância no aprendizado dos alunos. Os pais devem preparar seus filhos para serem alunos, mas o que isso significa?
    A postura de cada aluno o ajuda ou atrapalha em seu desenvolvimento escolar e acadêmico. O modo de se relacionar com amigos e professores também refletirá em sua postura profissional.
    Alguns aspectos na rotina podem melhorar o aproveitamento escolar:
  • Organização e cumprimento dos deveres.
    Ter uma rotina de estudos, ser comprometido com prazos e tarefas, além de zelar por seus pertencesse e bem estar coletivo.
  • Respeita e valoriza os professores.
    Respeitar a autoridade e valorizar o conhecimento dos professores é uma habilidade dos bons alunos. O respeito é fundamental e deve ser estendido também aos colegas e demais funcionários da escola.
  • Atenção às aulas.
    Evitar conversas paralelas, portar material adequado, realizar tarefas e estar presente física e mentalmente.
  • Ser interessado.
    Participar ativamente da aula, anotar, debater e questionar são aspectos que estimulam também aos professores!
  • Interesses Extraclasses
    Ir além da sala de aula, praticar esportes, fazer outros cursos (como outros idiomas), treinar seus hobbies e ter atividades diferentes na rotina também são recomendadas! Os alunos não precisam (nem devem) passar o dia mergulhados em livros e cadernos.
  • Sono em dia!
    Estar descansado é essencial para crianças, jovens e adultos alcançarem melhor rendimento nas tarefas diárias, além de ser um hábito saudável.
  • “Um bom aluno é aquele que tem uma família apoiando e torcendo para seu sucesso, que tem interesse em aprender, é equilibrado afetivamente e tem condições de conviver em um grupo social, respeitando os demais e sabendo aproveitar as chances que tem de construir novos conhecimentos”, resume o professor Egídio José Romanelli, pós-doutor em Neuropsicologia pela Universidade de Montreal (Canadá).

Fonte: Educar Para Crescer