Alimentação Infantil

março 31, 2017
  • É com muita alegria e satisfação que publicamos esse artigo sobre alimentação saudável, que foi escrito por uma ex-aluna do Colégio Monte Virgem, a Drª Amanda Gatte, que se formou conosco em 2006 e desde 2011 é formada em Nutrição.
    Acompanhe mais dicas da Drª em suas redes sociais:
    https://www.facebook.com/viverbemamandagatte/?fref=ts
    Instagram: @viverbemamandagatte
  • Como introduzir legumes e vegetais na primeira infância

    O segredo para que seu filho aceite os novos sabores é a repetição e, acima de tudo, a paciência. Depois de meses acostumado ao leite e ao sabor adocicado das frutas, é bem possível que faça muita cara feia até passar a apreciar o gostinho e a consistência das verduras e legumes. 
  • É possível sim começar a gostar de verduras e legumes, simplesmente por experimentá-los várias vezes. Crianças mais velhas (ou adultos) podem demorar até 14 vezes ou mais antes de passarem a gostar de algo, mas bebês e crianças pequenas são bem mais abertas a aceitarem novos sabores. É por isso que a fase de introdução alimentar é crucial para que elas aprendam a gostar de diferentes alimentos. Verduras e legumes raramente figuram entre os alimentos favoritos das crianças. Para reverter esse cenário, um estudo sugere que é crucial dar legumes e verduras assim que a criança começar a comer. De acordo com a pesquisa, publicada no “British Journal of Nutrition”, dar legumes e verduras para crianças nas duas primeiras semanas em que ela começa a comer é crucial para que ela goste desses alimentos no futuro.
  • A nutricionista Dra. Amanda Gatte, recomenda que sejam introduzidas no inicio como papas/sopas, amassadas ou passadas na peneira, em vez de serem  batidas no liquidificador, para que a mastigação seja mais estimulada e para maior aceitação. De início, nem é necessário acrescentar sal à preparação, para que a criança conheça o verdadeiro sabor do alimento. Após esta adaptação inclua estes alimentos em bolinhos, omeletes, misturado no arroz, no feijão, faça pratos coloridos (com carinhas), use e abuse da sua imaginação!

     

    Veja mais dicas em:
    https://www.facebook.com/viverbemamandagatte/?fref=ts
    Instagram: @viverbemamandagatte

Museu Catavento CulturalBebês e crianças na primeira infância consumirem açúcar