A chave para melhorar o desempenho escolar!

maio 12, 2016
  • A solução não é o castigo, mas sim a compreensão de responsabilidade!

• Em diversas situações, geralmente envolvendo os estudos e notas baixas no colégio, os pais se veem inclinados a colocar o “castigo” na rotina da criança. Tirar celulares, tablets, televisão, videogame ou computador é um dos castigos mais utilizados. Mas atenção papais de plantão: essa atitude não é a melhor opção!

• Cortar as fontes de “distração” pode chegar a ser prejudicial. Ainda que o problema seja o baixo desempenho escolar, tirar as ferramentas de busca de informações do alcance de seu filho não vai ser útil para que ele estude mais.

Vivemos em um cenário onde a tecnologia dá um grande suporte ao aprendizado e nossos filhos sabem utilizá-la de maneira admirável.

• Nossa sugestão, portanto, é agregar responsabilidades a rotina deles! Dessa forma, eles podem compreender as consequências de cada ato. Incumbi-los, por exemplo, de arrumar o próprio quarto demonstrará que se o dever não for realizado, ele terá de lidar com a bagunça.

• Além disso, ensinar a planejar é uma atitude positiva, para que eles também se apropriem deste hábito. Estipular metas de estudo, notas, horários e um plano de como atingir tais metas.

Estabelecer responsabilidades para eles também é um modo de ensiná-los a organizar a vida. Não tire recursos, acrescente valores!